Translate - Tradução

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

O desgaste na vida sacerdotal – Prevenir e superar a síndrome de burnout


Livro interessante, trata deste tema de maneira objetiva e norteia o leitor para uma solução.

Da coleção Psicologia Pastoral, O desgaste na vida sacerdotal – Prevenir e superar a síndrome de burnout pode ser lido por bispos, sacerdotes, formadores, seminaristas, noviços e todas as pessoas interessadas na vida e no bem-estar dos presbíteros.

Num recente estudo feito pela autora, demonstrou-se que três em cada cinco dos quase novecentos presbíteros latino-americanos entrevistados estavam média ou gravemente esgotados. Do mesmo modo, foi constatado que a boa adaptação ao estresse, a inteligência emocional, o autocuidado e o equilíbrio de vida, bem como a maturidade humana e espiritual, são variáveis que incidem diretamente em sua qualidade de vida pessoal e ministerial.



 
Dividido em sete capítulos, todos eles iniciados com um “caso sacerdotal” para ilustrar a temática discutida e finalizados com uma conclusão, o livro analisa um assunto que a Igreja tem necessidade de entender, prevenir e superar na atualidade, abordando as causas do estresse, as consequências, os efeitos físicos e psicológicos, a questão do perfeccionismo, entre outros aspectos. Além disso, traz informações sobre os cuidados com si mesmo, destacando os ensinamentos de Jesus sobre isso.

“O ministério presbiteral, a vida sacerdotal nasce de exemplo eterno e sempre vivo de Jesus Cristo. Os evangelhos mostram como Ele é a porta para uma vida em abundância. Seguindo o seu exemplo, se compreende a continência como um estilo de vida saudável, a oração como uma maravilhosa dependência da vontade do Pai e a fraternidade como um modelo de amor e de vida, que o sacerdote procura refletir diante dos outros”, complementa a autora.

Helena López de Mézerville possui doutorado acadêmico em Ciências Médicas outorgado pela Universidade de Salamanca (Espanha). Além disso, é licenciada em Terapia Física e tem mestrado em Nutrição. Desenvolveu sua atividade profissional oferecendo assessoria em âmbitos leigos, clericais e de vida consagrada. Nesses contextos, deu conferências e cursos sobre autocuidado, inteligência emocional e princípios físicos, emocionais e espirituais para uma vida saudável.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário