Translate - Tradução

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

A importância da educação financeira



Caros amigos do HORE,

Selecionei este texto sobre empreendedorismo para vocês. É de um blog muito bom e indico a leitura.
abraço
Equipe Hore
--------------------------------------

em 12 de julho de 2012.

Nesses dias de turbulência econômica, juros em queda e incertezas um tema em alta nas mídias é a educação financeira. Para trazer novas perspectivas para essa questão conversei com o Guilherme da Luz,  editor de sites que tratam deEmpréstimo Consignado, Seguro de Carros Planos de Saúde.
ConselheiroCriativo: é mesmo possível aprender a lidar com as finanças pessoais?
Guilherme da Luz: sair das dívidas e adotar novos hábitos com relação ao dinheiro pode ser aprendido. É preciso estar disposto a mudar e acreditar que é possível atingir a liberdade financeira. Essa decisão exige planejamento, disposição e orientação, que pode ser encontrada na opinião de quem entende do assunto, num livro ou num curso.
ConselheiroCriativo: por que esse assunto está tão comentado atualmente?
Guilherme da Luz:  o atual cenário econômico brasileiro permitiu que milhões de pessoas passassem a integrar a nova classe média. Essa nova e grande parcela da população, com maiores ganhos, passou a comprar sua casa própria, ter conta bancária, cartões de crédito e acesso a financiamentos. Como consequência, as vendas de automóveis novos e bens de consumo domésticos aumentaram como nunca antes, movimentando a indústria. O importante nisso tudo é saber se o consumidor, que está fazendo dívidas, sabe cuidar de sua vida financeira. O hábito de planejar antes de consumir é novo para muita gente. Com o despreparo de muitos, as mensalidades maiores do que a renda levaram ao uso do cheque especial e do crédito acima do limite. O interessante é que, as dívidas aumentam proporcionalmente na medida em que se ganha mais!
ConselheiroCriativo: quais recomendações você pode fazer para quem está querendo educar-sefinanceiramente?
Guilherme da Luz: a educação financeira não costuma fazer parte do currículo das escolas, nem mesmo as do Ensino Superior. As famílias também não cultivam o hábito de educarem as crianças para cuidar do dinheiro. Depois de conquistar o emprego, muita gente está preparada para a profissão, mas não para usar o dinheiro que ganham! E não há outra saída a não ser começar a aprender a planejar a vida financeira e buscar os benefícios que um investimento pode trazer para o futuro.
O chamado “efeito demonstração”, também conhecido como “Maria vai com as outras”, tem um poder muito forte sobre nós. Além da pressão social para consumir certos bens, somos bombardeados pela propaganda diariamente, na TV, na Internet, outdoors, por onde quer que caminhemos. A ansiedade por consumir se estende ao lazer, ao turismo, à estética. Tudo perfeitamente dentro da busca pela felicidade. O único senão fica por conta das despesas maiores do que a receita, isto é, as dívidas para ter acesso a tudo que se deseja.
Perder o controle das finanças vem ocorrendo em grande escala. Muitas vezes isso ocorre pelo simples desconhecimento de como estabelecer um planejamento financeiro e a supervisão do dinheiro. Às vezes, depois de anos de dificuldades, aprendemos a vencer uma difícil batalha e reconhecemos que se tivéssemos tido acesso aos conceitos básicos de Educação Financeira poderíamos ter evitado tanto dinheiro que foi para o ralo, em pagamento de multas e juros.
Os cursos de educação financeira estão cada vez mais disponíveis, online, e até mesmo gratuitos.
A BM&F Bovespa, a Bolsa de Valores de São Paulo tem um bom curso para quem quer aprender a sair do vermelho e começar a guardar um pouco do salário todo mês. O curso oferece os conteúdos para orientar a organização do orçamento pessoal, planejamento, poupança e opções de investimento. O material e a linguagem do curso são diversificados, de acordo com os módulos dirigidos a diferentes idades.
ConselheiroCriativo: legal! Obrigado. E você leitor que está procurando mais orientações sobre educação finaceira, siga em frente e não desanime.
Sobre o blog ?
A idéia é muito simples. Ajudar você a encontrar soluções.
É só escrever, contando a situação ou dilema sobre o qual está refletindo e o Conselheiro Criativo irá gerar idéias livremente e sem se preocupar com a viabilidade delas. Essa parte será com você. Mas sobre tudo?
Vamos conversar nos campos de liderança, equipes, novos negócios, empreendedorismo, novos produtos, inovação, empregabilidade, reposicionamento de empresas e novas estratégias.
A intenção é ajudar você a pensar diferente, a expandir suas possibilidades de soluções. Esse é o desafio do Conselheiro Criativo.
Você poderá enviar sua questão num comentário aqui no blog ou email para conselheirocriativo@gmail.com
Ah, e se preferir, não precisa se identificar.
Espero sua conexão.
Um abraço
Renato
Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário